Também a Paróquia nascia e, de momento, parecia mais projeto e sonho, do que realidade. Não havia templo, nem terreno localizado, muito menos moradores. Quando chegou o Pe. Eduardo, missionário do Sagrado Coração, a cujos cuidados foi entregue a Paróquia, tudo estava por fazer. E começou a construir: primeiro a igreja viva, visitando e evangelizando os acampamentos de trabalhadores que erguiam Brasília; simultaneamente, também a igreja-templo, provisoriamente em madeira, inaugurada em 06 de agosto de 1960.
Passaram-se os anos, e com a vinda do Pe. Jacques, a Paróquia teve um impulso de crescimento pastoral e físico impressionante. Numerosas iniciativas no campo pastoral e social foram nascendo e crescendo, assim como nasceu o novo e ambicioso templo, já com seu empreendimento definitivo.
Quando, em 11 de fevereiro de 1989, chegam os Padres Mercedários, responsabilizados pela Arquidiocese de Brasília no cuidado e atendimento da Paróquia, eles vão dar uma magnífica continuidade aos trabalhos pastorais e uma finalização artística e definitiva às obras do novo templo do Sagrado Coração de Jesus. Neste mesmo ano, o templo passa a ser também de Nossa Senhora das Mercês. Maravilhoso titular, para uma maravilhosa igreja; e um desafio para a comunidade: deixar acontecer maravilhas na sua vida cristã. Foi criada uma comunidade, dedicada a São Pedro Nolasco, localizada na Vila Tele- Brasília. Frei José Fernandez seria o grande motor daquelas definitivas transformações, ajudados pelos Padres Frei Fernando, Frei José Maria e Dom José. Atualmente a Paróquia é atendida pelos religiosos;