Celebração volta a ser feira no entorno da Igreja após dois anos suspensa por causa da pandemia decovid-19; atividade é uma das mais importantes da Semana Santa. Ao longo dos próximos dias, fieis católicos do mundo inteiro participarão de celebrações cheias de simbolismo como forma de recordar um dos momentos mais importantes para os cristãos: a paixão e morte e a ressurreição de Jesus. Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, que fica na Asa Sul, em Brasília , um dos marcos das celebrações deste ano será a volta da Via Sacra nas quadras próximas à Igreja (414 , 415 e 416)Tradicionalmente na tarde da sexta-feira santa, a celebração sempre reuniu centenas de pessoas que percorrem o trajeto rezando e cantando, mas precisou ser interrompida nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de covid-19.

A sexta-feira santaé o dia em que a Igreja rememora a crucificação de Jesus. Por isso, nessa data, em vez da tradicional missa, é realizada a celebração da Paixão, Adoração da Cruz e a Via Sacra, que também é rezada durante às sexta-feira da quaresma. Na Paróquia SagradoMercês, as celebrações terão início às 15 horas com a adoração.Logo em seguida, a comunidade seguirá para a Via Sacra no entorno da Igreja. De acordo com o pároco, frei Rogério Soares, a celebração externa é mais uma forma de integrar e de atender a comunidade. “Sair às ruas, para rezarmos a via sacra, depois de dois anos semessa celebração, tem um significado especial. Nossa fé é pública, por isso é importante percorrer as ruas da cidade.”

Durante Via Sacra, a procissão faz 14 paradas chamadas de estações. Emcada uma delas, os fieis têm a oportunidade de meditar sobre os momentos vividos por Jesus na trajetória desde o julgamento até o sepulcro. Quadros expostos nos pontos destinados a cada estação traduzem na sequência, a condenação; Jesus carregando a cruz; oencontro com Maria; a ajuda que recebeu de Simão Cirineu; as trêsvezes em que caiu; o consolo às mulheres de Israel; a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto; o momento em que foi despido; sua crucificação; morte; a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.

As homenagens a Jesus – na sexta-feirasanta – terminam com o retorno à Igreja onde é exposta a imagem do Senhor Morto. A comunidade então se retira em silêncio, sendo convidada a retornar no sábado à noite para a missa que marca o início da celebração da páscoa, que prossegue no domingo com missas ao longo de todo o dia. Toda a comunidade está convidada a participar.

Confira a programação completa da Semana Santa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, que começou no último fim de semana com a celebração do Domingo de Ramos: